Social Icons

12 de dezembro de 2011

Resenha #6 - Perversa Viúva - Amanda Quick


PERVERSA VIÚVA

Autor: Amanda Quick
Título original: Wicked widow
Tradutor: Alyda Christina Sauer
Editora: Rocco
Data: 2002
Número de páginas: 249 p.
ISBN: 85-325-1371-9

SINOPSE
Madeline Deveridge sabe que sua reputação não é das melhores. Conhece bem os boatos que a acusam de ter assassinado o próprio marido e ocultado o crime. No momento, porém, ela tem um problema muito mais sério do que ser chamada de “perversa viúva”. Teme que sua querida tia e ela estejam sendo vítimas de uma assombração... E todas as evidências apontam para um culpado inusitado: o espírito do falecido! É claro que isso parece impossível, mas Madeleine não está disposta a arriscar-se. Por isso, ela se atreve a recorrer a única pessoa que tem poderes para ajudá-la a descobrir a verdade: o misterioso Artemis Hunt.

Brilhante, implacável e solitário, Artemis tratou de manter grande parte de sua vida em segredo. Ninguém sabe que ele é proprietário dos Pavilhões dos Sonhos, o jardim favorito de Londres ou que ele é mestre de uma sociedade oculta. A curiosidade faz com que, em uma noite de intenso nevoeiro, ele encontre-se com a infame viúva perversa. À primeira vista, Madeleine lhe parece uma pessoa bastante divertida, porém, o entretenimento termina quando ele descobre que ela sabe o suficiente sobre seus negócios para criar um verdadeiro pandemônio em sua existência, meticulosamente organizada. Ele precisa, portanto, ter certeza de que ela jamais revelará seus segredos, mesmo que isso signifique ter que ajudá-la a capturar um fantasma.

Logo que o trato é feito, Artemis e Madeleine percebem que o acordo se complica graças a um ardente desejo que surge entre eles e à descoberta assustadora de que o fantasma representa um perigo real. Eles mergulham, assim, num mundo de intriga e antigos mistérios, no qual uma paixão devastadora e um assassino calculista não podem ser menosprezados.

COMENTÁRIOS
Madeline Deveridge é jovem, inteligente e corajosa, mas é também conhecida como a “Perversa Viúva” depois da misteriosa morte de seu marido. Por conta dos comentários e boatos que circulam a seu respeito leva uma vida pacata, reservada e quase reclusa.
“Diziam que tinha assassinado o marido por considerá-lo inconveniente. Diziam que tinha ateado fogo na casa para esconder seu crime. Diziam que devia ser louca.” (p. 11)

Já o belo Artemis Hunt é um mistério. Tem acesso aos mais altos círculos da sociedade, é abastado, mas com um passado um tanto sombrio. Ninguém sabe muito a seu respeito, especialmente que ele é adepto da doutrina Vanza.
“Hunt é um verdadeiro mestre Vanza. Raciocina de modo sombrio e tortuoso.” (p. 46)

Como mestre vanza consumado Artemis é especialista estratégia, tem grande habilidade em jogos, lutas, combates e um dom especial para a ilusão. Mas mesmo com todas as suas aptidões e qualidades continua sendo solitário.
“A fria sensação de vazio continuava lá dentro, como nos últimos cinco anos. Ele não esperava encontrar a verdadeira felicidade. Na verdade tinha certeza de que tal leveza e sentimento era impossível para um homem com seu temperamento. De qualquer modo, seu treinamento havia ensinado que a felicidade era tão ilusória quanto as outras emoções fortes.” (p. 10)


A trama toda se desenrola a partir do encontro dos dois protagonistas, quando Madeline vai à busca do auxílio de Artemis para encontrar sua criada e praticamente o chantageia para que a ajude. Não que ela admita isso...
“- Será que o senhor pode fazer a gentileza de parar de usar a palavra chantagem em cada assunto que conversamos? – disse ela aborrecida – É muito irritante.” (p. 47)

Após o sucesso do primeiro empreendimento, Madeline faz outra proposta para Artemis, dessa vez muito mais perigosa. A Sociedade Vanzariana também desempenha um papel fundamental no relacionamento dos dois e permeia todo o texto.

Um personagem que dá um colorido especial a história é Tia Berenice. A tia de Madeline é uma senhora excêntrica, apaixonada pela fabricação de poções, elixires e chás para todos os fins. Uma cena particurlamente divertida acontece quando Berenice questiona Madeline sobre a aparência de Artemis.
“– Na verdade, podemos dizer que aparentemente tem a idade certa. Maduro, mas ainda muito ágil.
(...)
- Portanto um falcão maduro, mais ainda ágil, no meio de mariposas, não é? – um brilho de divertimento iluminou os olhos vívidos de Berenice. – Que descrição interessante. Tão poética... Quase metafísica.” (p. 53-54)

Artemis e Madeline formam um casal muito entrosado, divertido e romântico ao mesmo tempo.
“- Com certeza não é o primeiro homem a sofrer desse interesse peculiar por mim.
(...)
- É muito estranho, mas a tia Berenice explicou que um certo tipo de cavalheiro sente atração por viúvas. Esse tipo aparentemente tem a impressão de que uma dama na minha posição teve alguma experiência do mundo, e por isso o homem não precisa se preocupar com a sua... bem... falta de experiência, digamos assim.
(...)
- Humm.” (p. 72)

Os diálogos e discussões entre eles para determinar quem tem o ‘controle’ no acordo que estabelecem são ótimos. Madeline está certa de que ela deve mandar e ele obedecer e para isso passa grande parte do tempo a lembrá-lo de seu mais temível defeito: ser um Vanza. Afinal ela atribui todas as mazelas da sua vida aos vanzarianos.
“- Eu juro, quando isso terminar, nunca mais quero saber de qualquer coisa ou pessoa ligada a essa filosofia horrível.
Ele gelou por dentro.” (p. 93)

Em meio a uma sutil estratégia de vingança e a busca por um misterioso fantasma, eles enfrentam situações perigosas e algum suspense antes do surpreendente desfecho.
“Madeline olhou para ele por alguns tensos segundos. Então, sem uma palavra, o abraçou e repousou a cabeça no ombro dele.
Artemis a abraçou com força. Lá fora, a primeira luz tristonha do nascer do dia, envolto em névoa, apareceu.” (p. 183)

É uma história leve e gostosa, com uma narrativa fluída que prende a atenção do início ao fim. O único senão ficou por conta da revisão da editora. Em várias passagens a fala dos personagens se sobrepõe e continua na mesma linha. Se não estiver bem atento é difícil compreender quem está falando quando.

Enfim, o livro é super recomendado e muito bom. Estou ansiosa para ler outros da autora.


CURIOSIDADES
- O livro é o terceiro volume da Série Vanza. Não sabia disso antes da leitura, agora preciso dos outros livros.

- Amanda Quick é apenas um dos muitos pseudônimos usados pela autora americana Jayne Ann Krentz em suas obras. Suas obras também podem ser encontradas sob os pseudônimos Jayne Bentley, Jayne Castle, Amanda Glass, Jayne Taylor e Stephanie James.

- Série Vanza:
Um anel muito especial (1998)
Um elixir maravilhoso (1999)
Perversa viúva (2000)
Lie by moonlight (2005) Ainda não publicado no Brasil.


4 comentários:

  1. Amiga adorei!!!!!! Já vou catar o meu, e será que os outros livros foram lançados no Brasil??? Vou procurar...

    Estou muito inclinada a romances, e principalmente esses divertidos pelo que transpareceu na resenha.

    Obrigada pela resenha!!!!

    Esperando Linda Howard!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro a Amanda Quick. Tanto essa série quanto a série Arcane são ótimas. Do Vanza, eu li os 4 primeiros livros há um tempinho em EB- eu lembro que gostei mas lembro pco da estória em si. Eu lembro bem é justamente do último livro, Lie By Moonlight que eu li no original (pocket). É muito bom.


    Quando eu tiver uma oportunidade eu quero comprar os outros livros (em pt ou inglês) e ler tudo de novo, na sequência.

    Bjos!
    Thaís
    @sweet_lemmon
    http://umaconversasobrelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Monique!!
    Adorei a sua resenha!!
    Achei a história bem intrigante e fiquei curiosa para acompanhar de perto para saber mais sobre os segredos dos personagens. Espero ter a oportunidade de ler algum dia.
    Bjos.


    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  4. Pq as editoras cismam em trazer os livros fora de ordem? =/

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON BOOKS - Ergue-se A Noite (Colleen Gleason) http://bit.ly/tSm1mD

    ResponderExcluir

myfreecopyright.com registered & protected
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo do blog sem a autorização da autora.